segunda-feira, 29 de março de 2010

R@MON@ CEL.SAPUCAIA MS



O termo "blogosfera" foi cunhado em 10 de setembro de 1999 por Brad L. Graham como uma piada [2]. Ele foi recunhado em 2002 por William Quick [3] e foi rapidamente adotado e propagado pela comunidade de blogs sobre guerras em curso (warblogs). Muitos continuaram a tratar o termo como uma piada. Todavia, a mídia estadunidense -- o programa Morning Edition da National Public Radio, Day To Day, All Things Considered e outros -- começaram a usar o termo várias vezes para discutir opinião pública.

Acidentalmente ou não, o termo tem similaridade com a palavra mais antiga "logosfera". "Logo" significa muitas coisas, principalmente "palavra", e "esfera" pode ser interpretado como "mundo", resultando em "o mundo das palavras", o universo do discurso. O termo também se aproxima na pronúncia e no significado do termo "noosfera", o mundo do pensamento.

Vez que outra a blogosfera é designada ironicamente como "blogóbulo" por aqueles que desconsideram seu impacto fora de si mesma ou que a consideram insular.

Aqueles com blog, e que por isso participam da blogosfera, já foram tratados como "bloguesia".[
blogosfera caracteriza-se como um autêntico movimento de setores artísticos, culturais e jornalísticos, que aponta para uma reconfiguração dos espaços midiáticos, imprimindo novo perfil às formas contemporâneas de comunicação.
Vem você pensar um novo conceito de blogosfera e ver o seu impacto no redimensionamento da hegemonia midiática, assim como em novas configurações informacionais.
Ramona Pereira
ACADEMICA 1°SEMESTRE DE SERVIÇO SOCIAL
POLO UNIDERP INTERATIVA
Cel. Sapucaia MS

3 comentários: