terça-feira, 11 de maio de 2010

1°seminario de Serviço Social em Amambai- MS


TEMA: PRFISSÃO DOCENTE NO SECULO XXI



O objetivo do seminário foi reunir pessoas que atuam nas áreas da educação, serviço social, pesquisadores e comunidade para pensar o papel dos educadores e assistentes sociais na sociedade contemporânea, marcada por intensos e dinâmicos processos de transformações.
Amambai (MS) - Educadores, alunos e pessoas ligadas as áreas da Educação e Serviço Social estiveram presentes no 1º Seminário de Serviço Social de Amambai, realizado na sexta-feira, 7, no Alphavile Clube. O seminário teve como tema central Profissão Docente: Desafios do Século XXI e foi promovido pelo Colégio Celq e os formandos do Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná (Unopar).Na solenidade de abertura alunos da escola de dança da Associação Cultural de Amambai apresentaram as danças do xupim e chote inglês.

De acordo com a coordenação do evento, o objetivo do seminário foi reunir pessoas que atuam nas áreas da educação, serviço social, pesquisadores e comunidade para pensar o papel dos educadores e assistentes sociais na sociedade contemporânea, marcada por intensos e dinâmicos processos de transformações.

Os palestrantes falaram sobre as dificuldades encontradas pelo professor no contexto escolar, fazendo um contraponto entre a necessidade do profissional de serviço social escolar nas escolas públicas do Estado e também sobre a Lei Estadual nº 3.186/2006, que garante a inclusão do profissional no corpo docente das instituições estaduais de ensino para atuarem na assistência social aos alunos e seus familiares em consonância com a equipe multidisciplinar.

O diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), palestrante Professor Dr. Reinaldo dos Santos, desenvolveu o tema “Compromisso do(a) professor(a) em pleno século XXI, e a presidente do CRESS 21 Região/MS, Geórgia Munhoz Pereira Leite, ministrou palestra com tema “O profissional de Serviço Social nas escolas: repensando trajetórias e perspectivas”.

O vereador Carlinhos, presente no evento, disse que a realização do seminário é um momento adequado para a reflexão buscando a melhoria na qualidade do ensino. “Parabéns aos organizadores pela iniciativa. O legislativo municipal será parceiro no sentido de garantir ações que venham qualificar o atendimento junto a comunidade escolar”, disse Carlinhos.

O diretor administrativo do Celq, Christiano Bortolotto, disse que o Celq tem como filosofia investir em mudanças que possam refletir positivamente junto a comunidade escolar, família e sociedade. “A realização do seminário, através da parceria entre o Celq e a Unopar, proporciona evolução conceitual para o desenvolvimento da educação”, falou Christiano.

Estiveram presentes o vereador Carlos Nascimento (Carlinhos) na ocasião representando o legislativo municipal, diretores administrativo e pedagógico da escola Celq, Christiano Bortolotto e Maria Helena Rozin Barbosa, respectivamente, presidente do conselho municipal de educação, professor Nelson Antonio Lang, secretária municipal de Assistência Social de Coronel Sapucaia, Ivone Paetzold, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, pastor Lucivaldo da Silva Lima, representante do comando da 3ª Cia. da Polícia Militar, sargento Geraldo da Silva, e assistente social do fórum da Comarca de Amambai, Sueli Lacerda de Courbassier.

Um comentário:

  1. Bom dia, adorei muito o evento, pois sou Universitário em Serviço Social, estou cursando o 6ºSem, vendo através deste comentário, agradecer pelas ótimas palestras ministradas, onde foi colocada em exclarecimentos a grande importância do papel do Assistente Social na área da Educação. Abraços...

    ResponderExcluir